Bem-vindo à Legal Ambiental

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R. Geraldo Moreira e Silva, 901
Distrito Industrial – Uberlândia / MG

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Política de Privacidade

Nossas Políticas

Nossas Políticas

O crescimento é em equipe!

1 Integração
O setor de RH e as lideranças das equipes são os responsáveis pela integração de trabalho e performance de cada Colaborador.

2 Relações Positivas
As relações humanas devem ser construídas com responsabilidade ambiental para garantir um futuro melhor a cada um de nós.

3 Inclusão
Olhar amplo para as diversidades, levando em consideração habilidades e competências individuais.

4 Conexão
A combinação dos valores e objetivos da Legal Ambiental com todos os seus integrantes, potencializam parcerias com confiança e garantem entregas mais coerentes e sustentáveis.

5 Ação
A partir de cada um, pequenas ações fortalecem a postura de respeito, empatia e profissionalismo da equipe.

Ser legal com com o meio ambiente faz todo sentido!

1 Compromisso
Ser legal com o meio ambiente é a base para construir relações harmônicas, produtivas e funcionais, alinhadas aos objetivos ambientais.

2 Consciência
Atuar com conhecimento orientado ao compromisso ambiental e com os requisitos legais e aplicáveis.

3 Responsabilidade
Na promoção e entrega de produtos e serviços que potencializam soluções em sustentabilidade, como ponto de partida para um melhor desempenho ambiental.

4 Eficiência
No uso dos recursos naturais, na geração de energia limpa e no controle de emissões atmosféricas, efluentes hídricos e geração de resíduos, visando a prevenção da poluição.

5 Difusão
Dos principais procedimentos e requisitos do Sistema de Gestão Ambiental para fornecedores, clientes e parceiros.

1 Atuação Sistêmica
Em todos os processos da empresa, a fim de conscientizar os colaboradores e terceiros a respeito das normas e procedimentos a serem seguidos.

2 Interligação
O entendimento e a aplicação das práticas de segurança devem estar conectados com a responsabilidade ambiental, garantindo a qualidade do ambiente de trabalho.

3 Disseminação
Disseminar a importância da responsabilidade com a saúde ocupacional, integrada a ações de prevenção à incidentes e acidentes.

4 Diálogo
A comunicação efetiva é tratada de forma dinâmica e integrada a programas de treinamentos, propiciando o diálogo de segurança aberto e direto.

5 Cooperação
Entre as lideranças, a fim de garantir locais de trabalho seguros, oferecendo estrutura, condições e recursos que convergem em ações evolutivas de segurança em todos os processos da Legal Ambiental.

Planejamento e Inovação.

1 Sustentabilidade
Ser legal com o meio ambiente, visando otimizar recursos produtivos e manter a saúde da empresa, dos colaboradores e dos parceiros.

2 Planejamento
Compreender as demandas para orientar de forma assertiva e segura todas as etapas do processo produtivo.

3 Monitoramento
Controle adequado dos procedimentos, orientado à garantia da qualidade da produção. 

4 Precisão
Garantir conformidade com os respectivos registros e laudos de produtos, bem como padrões de referência na entrega dos serviços.

5 Inovação
Busca da melhoria contínua a fim de transformar o conhecimento e aprendizado em oportunidade para todos os setores produtivos da empresa.

Agregar nossos valores em cada entrega!

1 Valores
Devem ser destacados e percebidos em toda negociação, combinados com o compromisso de ser legal com o meio ambiente.

2 Parcerias
Desenvolver boas relações de mercado, ancorada sem práticas respeitosas, coerentes e seguras, conectadas a propostas sustentáveis de parceria.

3 Solicitude
Atender o mercado com olhar maduro, consciente e responsável, repudiando ações agressivas e desleais de concorrência.

4 Consistência
Práticas comerciais com qualidade, transparência e credibilidade no mercado.

5 Foco
Nas demandas de cada cliente, propondo soluções customizadas e orientadas ao desempenho ambiental.

1 Introdução

A Legal Ambiental é uma Organização atuante há mais de 2 décadas, consolidada tanto pelos serviços e produtos prestados, como também pela reputação da marca no mercado onde atua.

A referência ética maior vem do nosso fundador, José Humberto Resende de Miranda, que sempre apresentou e difundiu para toda estrutura critérios de responsabilidade e seriedade nas relações internas junto aos sócios e colaboradores, bem como externa, junto aos parceiros, sejam eles clientes, fornecedores, vizinhanças ou entidades em geral.

Desde a fundação da Legal Ambiental, a empresa abraça preceitos éticos universais de forma honrosa e madura, justa e transparente destacados nos nossos valores, na nossa missão e visão de negócio. A Legal Ambiental declara e a comunica na própria marca a exigência da legalidade em todos os níveis da Organização.

Além deste Código de Conduta, encontram-se nos nossos Manuais, Processos e Procedimentos internos informações orientativas complementares, amparadas pela legislação brasileira.

2 Termos e definições aplicáveis

CLT – Consolidação das Leis de Trabalho
SGA - Sistema de Gestão Ambiental
SSO - Setor de Saúde e Segurança Ocupacional

3 Missão

Servir soluções ambientais com vontade, responsabilidade e qualidade certificada, contribuindo com a sustentabilidade dos negócios dos nossos parceiros.

          Vontade é uma palavra-chave na nossa missão, pois é importante os agentes ativos nos processos compreenderem a importância de se conectar as realizações pessoais com as profissionais, de forma que o desenvolvimento e crescimento da empresa andem em conjunto com o desenvolvimento e crescimento profissional de cada parte.

4 Visão

Potencializar a sustentabilidade por meio de parcerias perenes, promovendo junto a elas soluções evolutivas que evidenciam e promovem segurança ambiental.

          Respeitar o tempo de amadurecimento dos parceiros é importante para que a base de sustentação da consciência ambiental dos negócios seja construída de forma sólida e sustentável. O desenvolvimento evolutivo funciona e é aplicável de forma prática. Felizmente não nos faltam exemplos de relacionamentos a longo prazo com clientes e fornecedores.

5 Valores

          5.1. Gratidão: é reconhecer a importância do mercado, dos clientes, dos colaboradores, sócios e das demais partes interessadas que direta ou indiretamente participam de toda a cadeia para que haja a entrega dos nossos produtos e serviços.

          5.2. Coerência: é agir de acordo com o propósito da empresa, dando importância aos detalhes e às pequenas ações que fazem toda a diferença para que os processos sejam tratados com a máxima autenticidade.

          5.3. Sustentabilidade: é promover com viabilidade soluções orientadas à redução de perdas na cadeia produtiva, transformando sempre que possível resíduos em produtos de alto valor ambiental.

          5.4. Respeito: é promover dignidade e grandeza no ambiente de trabalho considerando as diversidades. É respeitar as pessoas que nos ajudam no dia a dia, integrando esforços para a obtenção de um resultado comum, permitindo que o outro seja visto pelas qualidades e direitos.

          5.5. Consistência: é garantir aos clientes internos e externos serviços de qualidade, com firmeza, durabilidade e solidez, dentro dos limites estabelecidos. É promover e valorizar o conhecimento, habilidades técnicas e comportamentais de modo ético, intensamente posicionados aos argumentos do nosso propósito de ser legal com o meio ambiente.

          5.6. Precisão: é ser correto e preciso para garantir a sobrevivência da empresa. É ser sucinto e breve ao se comunicar. É ser eficiente e ágil no exercício das atividades, buscando e entregando exatidão no que é combinado com os colegas de equipe e parceiros.

          5.7. Segurança: prever riscos ao máximo possível, seja nas operações internas, seja no ambiente do cliente. É compreender com integridade o valor da vida, prezando pela construção e manutenção de relações de confiança.

           Além dos nossos valores serem objetos de checagem desde a aplicação de processos seletivos, difundidos e reforçados na integração do colaborador, periodicamente o setor de RH, em conjunto com as lideranças das áreas, checam por meio de Avaliação Periódica se de fato os valores individuais estão coerentes com os da Organização.

6 Código de Conduta e sua Aplicação

           Seja legal com o meio ambiente.

          Seja legal para o meio ambiente.

          Afinal, nós, humanos, somos parte dele.

          A base do código de conduta da Legal Ambiental é direcionada não só para orientação interna junto aos colaboradores, mas também às Partes Interessadas, tais como clientes e fornecedores.

          A Legal Ambiental não compactua com nenhuma prática ilegal nas relações trabalhistas, governamentais e nem mercadológica, incluindo atenção máxima aos requisitos legais ambientais, sem abrir mão da legalidade nos mais diversos níveis.

          Toda relação de parceria entre a Legal Ambiental e Partes Interessadas leva em consideração a legislação brasileira e os Direitos Humanos da ONU. Toda violação de direito deverá ser repreendida pelos agentes internos da Organização, repudiando aplicações de práticas ilícitas de livre comércio, seja nos processos de vendas ou de compras.

          A Legal Ambiental repudia qualquer prática de suborno, seja nas relações pessoais, comerciais de vendas ou compras e/ou nas relações com entidades em geral. Conforme detalhado no Manual de RH (M 0401): “é desaconselhado aceitar presentes, favores, empréstimos, serviços ou tratamento especial de fornecedores ou clientes da Legal Ambiental de forma oculta, cabendo ao colaborador sempre dar ciência à liderança direta”.

7 Expectativa da Legal Ambiental

          A expectativa da Legal Ambiental é que o olhar das lideranças combinem e alinhem ao olhar responsável da alta direção, trazendo cada vez mais coerência e respeito aos requisitos legais e aplicáveis, fortalecendo para as lideranças a legitimidade na atuação, promovendo condições de trabalho coerentes com o propósito e compromisso da empresa para toda equipe, tratando as demandas de mercado com segurança e ética, reduzindo os riscos ambientais, trabalhista, jurídicos e todo tipo de risco reputacional, potencializando de forma positiva a imagem da empresa junto ao mercado.

8 Situação Prática

          Do ponto de vista interno, as relações formalizadas de trabalho são rigorosamente tratadas pelo setor de RH, que visa combinar as diretrizes estratégicas da Organização com os interesses e direitos de cada colaborador. Todo colaborador é convidado desde a sua contratação a passar pelas integrações de RH, integração Ambiental e também integração de SSO. Nestas integrações o colaborador assina e declara o entendimento sobre os termos internos, incluindo direito de uso de imagem, confidencialidade de informações e uso adequado de dados a partir do dever em zelar bem pelos equipamentos e ferramentas fornecidos para a devida realização dos trabalhos.

          Ainda, além das integrações dos Manuais, todo colaborador é recebido pela liderança do setor, o qual orienta treinamentos objetivos do cargo, podendo ser realizado pelo próprio líder ou colaborador designado a treinar e acompanhar o novo colaborador.

          Do ponto de vista externo, o setor de Gestão de Clientes ampara todo entendimento comercial em cláusulas destacas em propostas e contratos, considerando critérios amplos e específicos em respeito aos requisitos legais e aplicáveis, em conformidade com cada atendimento.

          Também do ponto de vista externo, o setor de Suprimentos compreende a importância de homologar parceiros considerados críticos, avaliando critérios amplos e específicos, em respeito aos requisitos legais e aplicáveis, em conformidade com a contratação, seja contratação de serviço ou de produtos.

          Além do mais, a cultura do diálogo aberto altamente positivado em todos os níveis da organização propicia que haja em qualquer momento a interação direta de toda equipe com as lideranças, seja para criticar ou sugerir adequações.

9 Canal de Ética

          Toda equipe é orientada a ativar o diálogo transparente e aberto junto às lideranças para que todo apontamento relacionado à conduta de qualquer profissional da empresa possa ser checado e avaliado pelo setor de RH em parceria com as lideranças das áreas.

          Nos casos em que o colaborador não se sentir à vontade em comunicar presencialmente com as lideranças, a empresa ainda disponibiliza em cada unidade "caixinha de sugestão" para que todo colaborador possa contribuir, mesmo que anonimamente, com alertas, denúncias e sugestões de qualquer natureza.

          Como acesso externo, a Legal Ambiental disponibiliza canais de comunicação para clientes, fornecedores, vizinhanças e demais Partes Interessadas divulgados no site da empresa e em redes sociais.

10 Violação do Código

          Identificada a violação deste Código, seja por colaborador, parceiro ou qualquer Parte Interessada, a ocorrência será avaliada e tratada por meio de abertura de Não Conformidade, de acordo com o processo P 050403, podendo decorrer em penalidades ou destratos dirigido ao violador.           

          Vale ressaltar que a Legal Ambiental conta com recurso gerido pelo setor de RH para potencializar boas práticas, bem como também penalizar quando for o caso, com objetivo educativo para conscientizar cada colaborador a respeitar as normas internas, bem como os procedimentos operacionais de cada função.                

          Periodicamente o setor de RH lança campanha interna atrelada à bonificação adicional no salário que, em contrapartida, quando há violação do código, pode o colaborador ser penalizado. Ainda, conforme a intensidade da penalização, a ocorrência em desconformidade com o Código de Conduta pode gerar advertência formal ao colaborador, podendo chegar à demissão por justa causa conforme for a situação, cabendo a aplicação regente com base na CLT.

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