Brincadeiras sustentáveis para divertir a criançada nas férias!

Não tem nada mais vibrante para as crianças do que uma boa dose de vitamina D e várias brincadeiras divertidas, e se forem combinadas com sustentabilidade, não tem como ficar melhor!

Com a chegada da tecnologia, muitos passatempos foram deixados de lado e o consumo cresceu, fazendo com que os objetos, brinquedos, sejam cada vez mais custosos.

Apesar disso, podemos criar diversas formas para divertir as crianças, sobretudo durante as férias quando elas estão cheias de energia para  brincar!

Então, preparei algumas dicas de brinquedos e brincadeiras para você se divertir com a criançada e ensinar sustentabilidade ao mesmo tempo:

 

  • Acertando o cesto

O objetivo dessa brincadeira é ensinar as crianças a entenderem de que material é feito o objeto e qual é o local correto dele na coleta seletiva. Com um toque de competição saudável e velocidade, as crianças vão se divertir e aprender! Para essa brincadeira você vai precisar: de 5 cestos coloridos com o nome dos materiais: metal, plástico, vidro, papel e orgânico e objetos feitos destes materiais. Cada jogador terá um minuto para colocar os objetos nos devidos cestos. Ganha a rodada quem conseguir colocar mais materiais em menos tempo.

 

  • Transforme o tempo de banho em uma corrida

Se você conseguir encurtar o tempo de banho da sua casa em 2 minutos você pode chegar a economizar até 150 litros de água por mês! Para acelerar o tempo de banho dos pequenos, aproveite para cronometrar o banho deles e criar uma brincadeira a partir disso. Você pode inserir algumas pequenas recompensas e cada dia ir mostrando um impacto do desperdício de água. Só deixe bem claro para elas que não podem pular a parte de higiene pessoal para poderem ganhar!

 

  • Boliche com garrafa PET

Essa brincadeira é muito simples e pode render horas e horas de diversão!

Você vai precisar de 8 garrafas PET’s vazias, areia, jornal e fita. Você pode encher a garrafa com um pouco de areia e usar o jornal enrolado com fita para fazer a bola.

O objetivo do jogo é arremessar a bola em direção às garrafas e derrubar o máximo de garrafas possível!

 

  • Passeio ecológico

Escolha algum lugar próximo de sua casa, pode ser um parque, uma cachoeira, uma praça e leve as crianças para dar um passeio. Ao longo do trajeto você pode ir motivando-as a observar a quantidade de resíduos que são depositados na natureza, e com isso ajude-as

a recolher o que for possível e colocar no local correto. Um passeio ao ar livre é revigorante e pode incentivar as crianças a cuidarem mais do meio ambiente!

 

Você viu? Existem diversas formas de se divertir com pouco investimento, e muita alegria!

Ensinando os pequenos a cuidarem do planeta desde cedo, irá prepará-los para que no futuro ele seja um adulto consciente e genuinamente, sustentável!

396

Você pode gostar

1 comentário sobre “Brincadeiras sustentáveis para divertir a criançada nas férias!

Olá boa tarde!
somos alunos da Escola Anjos da Terra em Sarandi-PR matriculados no 4º ano alunos da Professora Aline Rafaela,
visitamos este blog e gostamos muito das dicas e matérias para cuidar do meio ambiente. Também temos um projeto aqui na escola sobre o meio ambiente, obrigada pelas dicas e também fazemos nossa separação correta do lixo e cuidamos do quarteirão da escola. Prof Aline, Arthur, Beatriz, Carolina, Caio, Eduarda, Heitor, Isabelly, Julia, Julia Costa, Mariana, Tatiane, Vitória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *