Descubra quais são as 4 inovações listadas pela ONU para tratar a poluição do ar

A nuvem de poluição, ou ‘’Smog’’, tem tampado o céu de muitas cidades. Respirar um ar puro, nos dias de hoje, é quase impossível. Se pudéssemos enxergar a quantidade de substâncias que existem no ar que respiramos, com certeza iríamos nos assustar, e muito!

Aos inovadores do século 21, um grande desafio: pensar medidas inteligentes e acessíveis para a criação de produtos e tecnologias que removam as perigosas toxinas que estão se infiltrando em nossos pulmões e acelerando a mudança climática.

Trouxe para vocês uma lista, feita pela ONU, com quatro empresas inovadoras e suas tecnologias voltadas para vencer a poluição atmosférica:

1- Pintura especial e os murais mexicanos

O Smog da Cidade do México é bem famoso, assim como os murais espalhados pela cidade.

Artistas se uniram a tecnologia e deram início a um projeto incrível: Pintar murais gigantes pela cidade, usando tinta Airlite, que purifica o ar poluído em um processo semelhante à fotossíntese.

Quando a tinta é exposta à luz solar, o ar circundante é oxigenado através de uma reação química. A tinta dura 10 anos, basta analisar qual é o impacto dela ao longo do tempo e o custo de sua manutenção!

2- A Folha BioSolar que fará o trabalho de 100 árvores

Imagina grandes painéis com minúsculas plantas que absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio equivalente ao trabalho de 100 árvores? Pois é! Os cientistas do Imperial College, em Londres, estão colaborando com a Arborea no primeiro BioSolar Leaf do mundo!

3- Citytree- o primeiro filtro de ar biotecnológico do mundo!

Além de ser um banco de madeira muito atrativo para descansar, o Citytree é formado por uma parede verde de musgo que naturalmente absorve a poluição.

Como isso acontece? O musgo é protegido por plantas que dão sombra, permitindo que ele prospere em um ambiente urbano hostil. Os painéis solares alimentam a instalação, que também coleta a água da chuva e a redistribui através de um sistema de irrigação embutido. As paredes vivas também têm um efeito refrescante nos arredores.

É realmente incrível!

4-

Já pensou o seu telhado ser utilizado para combater a poluição do ar?

Nos Estados Unidos, o conglomerado 3M projetou grânulos redutores de smog. Os grânulos são normalmente utilizados para revestir telhados e proteger contra raios UV, ajudando a manter os edifícios frescos e tornando-os menos dependentes do ar condicionado.

Como funciona? É o seguinte: os grânulos possuem catalisadores sensíveis a luz solar e quando entram em contato com a atmosfera, geram radicais que se ligam aos produtos químicos no ar poluído e os transformam em íons solúveis em água.

Alguns testes realizados descobriram que um telhado de tamanho médio revestido em grânulos elimina tanta poluição do ar quanto três árvores!

 

São muitas novidades, não é mesmo? A tecnologia, guiada por pessoas engajadas nas causas ambientais, pode servir para reparar tantos anos de descuido e negligência com nossa atmosfera. Vamos juntos nos informar e ficarmos de olho nas inovações que vem chegando por aí!

205

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *