OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS

É difícil colocar em prática aquilo que não temos pleno domínio, não é? Quanto mais afinidade com o tema, mais fácil é aplicá-lo. Por exemplo, por mais que o termo ‘sustentabilidade’ tenha se popularizado nos últimos anos, se você nunca se interessou em aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, dificilmente conseguirá aplicá-lo.

Preocupar-se com a sustentabilidade para além da vida pessoal é um fundamental. Ser um empresário ecologicamente engajado é menos complicado do que você imagina e costuma reverberar junto aos clientes. O conceito de empresa sustentável está baseado em três pilares: econômico, ambiental e social. Bons líderes estão cientes de que sustentabilidade é fonte de valor, inovação e bom posicionamento no mercado.

Entre as falhas mais recorrentes presentes nas práticas de sustentabilidade das empresas está o discurso não aplicado. Não abraçar a causa com verdadeira vontade, faz com que as ações não sejam aplicadas ou fiquem apenas na superficialidade.

Outro fator de atenção é a miopia em relação aos resultados potenciais. As empresas não conseguem enxergar com clareza as oportunidades de gerar valor através da sustentabilidade. Assim, acabam deixando ações por fazer, perdendo a poder de inovação, diferenciação entre competidores e eficiência operacional.

Além disso, o pensamento de que pequenas atitudes não sutem impacto podem fazer com que as empresas não coloquem nada em prática. Essa falsa crença de que o pouco não ajuda é limitante e desanimadora, já que colabora para os líderes simplesmente desistam de aplicar mudanças.

Por fim, um complicador é a inconsistência de liderança, que contribui para que a sustentabilidade se torne uma prática solta dentro da empresa.  Sem  sistemas de gestão bem estruturados, o conhecimento sobre o tema se dispersa e acaba não sendo aplicado de maneira correta.

96

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *