Plástico: o mal do século

O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. O brasileiro produz, em média, 1 kg de lixo plástico por semana, uma das maiores médias do mundo. O país também é um dos menos recicla este tipo de lixo: apenas 1,2%, ou seja, 145.043 toneladas.

Malefícios do plástico

A poluição pelo plástico afeta a qualidade do ar, do solo e dos sistemas de fornecimento de água, já que o material absorve várias toxinas e pode demorar até 100 anos para se decompor. Dentre as possíveis soluções estão a destinação correta, a reciclagem e a diminuição da produção de lixo plástico.

Sem a destinação adequada, boa parte desses resíduos plásticos acabam nos oceanos. Segundo o relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês), o volume de plástico que chega aos oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas, o equivalente a 23 mil aviões Boeing 747 pousando nos mares e oceanos todos os anos – são mais de 60 por dia.

É claro que adotar a prática da reciclagem é essencial, mas isso não é suficiente para uma verdadeira diminuição de danos. É preciso reduzir a produção desses resíduos! Mas, afinal, quais medidas podemos incorporar para nosso dia a dia?

  1. Adote sacolas retornáveis – parece óbvio, mas faz toda diferença
  2. Opte por produtos embalados por papelão ou vidro – esses são mais fáceis para reciclar e também demoram menos a se decompor
  3. Compre a granel – mais baratos, menos processados e podem ser colocados em embalagens retornáveis
  4. Repense o uso de fraldas e absorventes descartáveis – eles demoram 400 anos para se decompor! Que tal as de pano ou os coletores?
  5. Fuja dos descartáveis – copos, pratos, talheres, canudos, garrafinhas? Escolha os reutilizáveis e tenha um mini kit para levar na bolsa.

Saiba mais sobre o assunto:

– A brasileira Cristal Muniz ensina alternativas simples para reduzir o consumo do plástico. Acompanhe o site [https://www.umanosemlixo.com/] “Um Ano Sem Lixo”.

Guia completo [https://www.bbc.com/news/uk-42703561] (em inglês) sobre os danos do plástico para o meio ambiente e com detalhes sobre reciclagem ao redor do mundo.

 

– Para entender os danos do plástico para a vida marinha, leia esse artigo [https://nacoesunidas.org/onu-identifica-plastico-descartavel-a-mais-de-10km-de-profundidade-no-mar/]

 

– Para se motivar, acesse o instagram [https://www.instagram.com/menos1lixo/?hl=pt-br] do “Menos 1 Lixo”.

 

– E a série “Mares Limpos” está bombando no Netflix!

 

133

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *